sábado, 11 de maio de 2013

Embora não pareça, eu tenho uma mãe

E não é uma mãe qualquer! Não é a melhor mãe. Mas, com certeza, é a mais especial de todas. Falo isso sem titubear. Aquela senhorinha, hoje, prestes a completar seus 70 anos, fez de mim um homem. E, para chegar até aqui, ela passou por poucas e boas. Em resumo, foi mais ou menos assim. Ela nasceu no interior de Minas, lá pelos anos de 1940. Casou-se ainda nova. Aos 21 anos teve o primeiro filho e só pode segurá-lo por algumas horas. Mas, um ano depois, veio a "filha mais velha". Mais dois anos e lá veio outro. Um ano após, mais uma. Menos de um ano, em sequência, mais um. E, por fim, cinco anos depois, eu. Para dar conta dessa prole toda, ela ralou muito. Costureira de mão cheia, ficava horas numa máquina para nos dar o de comer e educação. Por mais que parecesse que não sobraria tempo, éramos sim muito bem educados. Passou por um divórcio sofrido, ouviu críticas de uma vizinhança severa em tempos muitos difíceis... Mas, não se entregou. Há cerca de 18 anos, ganhou a primeira neta. Coincidentemente e por circunstâncias diferentes, nunca conseguiu tê-la no colo. Três anos depois, a segunda neta... depois o terceiro e, por fim, o quarto. Acho que meus irmãos pararam por aí. Ela, essa mulher maiúscula e simples, formou 4 dos 5 filhos: uma enfermeira, uma professora, um administrador de empresas e um jornalista. Cercou a vida dela com fé em Deus. E nos ensinou isso. Me lembro de uma frase dela: "você sabe a diferença entre o certo e o errado, então, escolha!". Para cada filho, ela tem um amor sublime, um respeito incondicional, uma palavra certeira, um carinho especial, um olhar de segurança. Pra mim, ela é a mulher que não é uma mãe qualquer e que também não é a melhor... Mas, a mais especial. E isso a faz mais sublime - que é muito melhor do que ser a melhor. Ela é a mulher que me deu a vida, me deu caráter, me deu sensibilidade e que, acima de todas as coisas, me entendeu aos 26 anos de idade. 

Hoje eu estou aqui, distante dela, mas bem pertinho do coração dessa mulher que eu tenho a maior honra de chamar de minha mãe. 

Esse post é pra você, D. Lenir.

Te amo por toda a minha vida. Obrigado por tudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário